segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Incêndio que deflagrou no Monte do Colcurinho foi dominado a meio da manhã

Foi dominado às 10h37 desta segunda feira o incêndio que deflagrou ontem, pelas 16h28, numa encosta do Monte do Colcurinho, perto da localidade da Gramaça, na freguesia de Aldeia das Dez, no concelho de Oliveira do Hospital.

O incêndio que consumiu cerca de 120 hectares, essencialmente em área de mato, progrediu desde meio da tarde de ontem no sentido ascendente, tendo rodeado a capela de Nª Srª das Necessidades, no Monte do Colcurinho.

O fogo que não chegou a ameaçar populações, deixando contudo um rasto de cinza numa das mais belas paisagens do concelho de Oliveira do Hospital, foi extinto a meio da manhã de hoje, fruto da intervenção cerca de 200 bombeiros e sapadores. Às primeiras horas da manhã a intervenção de dois meios aéreos também determinante para a extinção do incêndio.

De acordo com a Proteção Civil, no local encontram-se 191 bombeiros, apoiados por 61 viaturas para operação de rescaldo e vigilância.

Este foi o incêndio de maior dimensão registado no concelho de Oliveira do Hospital neste verão.


Emídio Camacho, comandante dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital disse à Rádio Boa Nova que o incêndio foi considerado dominado

José Carlos Alexandrino, presidente do Município de Oliveira do Hospital, destacou a resposta eficaz e o trabalho de articulação que permitiu a extinção do incêndio. O autarca agradeceu o empenho de todos os operacionais e meios envolvidos. 

In www.radioboanova.pt