segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Aldeia histórica rodeada pelas chamas no Fundão

Incêndio está "completamente descontrolado", alerta o presidente da Câmara.
Castelo Novo, no Fundão, começou a ser evacuada ao final da tarde devido às chamas que já entraram na aldeia.
A auto-estrada da Beira Interior (A23) foi cortada pelas 19h05, entre o Fundão e Lardosa, distrito de Castelo Branco, por causa do incêndio que lavra naquela zona.
Com o apoio dos bombeiros, os habitantes da aldeia histórica de Castelo Novo que ficaram estão a proteger as casas do fogo que já consumiu pelo menos uma casa desabitada, avança a SIC.
O presidente da Câmara do Fundão apelou esta segunda-feira à tarde às autoridades nacionais para procederem ao reforço de meios de combate num fogo que lavra na Serra da Gardunha há quase dois dias e que está "completamente descontrolado".
"O fogo está completamente descontrolado e faço aqui um apelo às autoridades nacionais, para além de todos aqueles que já fiz ao longo do dia, para procederem a um reforço de meios, porque neste momento o incêndio está a aproximar-se da aldeia histórica de Castelo Novo e podemos ter aqui situações complicadíssimas", disse Paulo Fernandes, em declarações à agência Lusa.
Este fogo começou na localidade de Louriçal do Campo, concelho de Castelo Branco, às 1h27 de domingo, e, entretanto, progrediu para o concelho do Fundão, onde entrou cerca das 17h00 do mesmo dia, tendo-se mantido "fortemente activo" durante toda a noite e dia de hoje, tendo já passado por várias freguesias da encosta da Serra da Gardunha. 
Pelas 20h00, 239 bombeiros, 74 viaturas e um meio aéreo estavam envolvidos no combate às chamas, de acordo com o site da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).
In Rádio Renascença