segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Igreja acolhe idosos e doentes de Parada do Pinhão, Sabrosa, devido ao fumo

O incêndio cercou a aldeia de Parada do Pinhão, Sabrosa, onde pessoas mais idosas e doentes foram recolhidas na igreja para estarem protegidas do fumo que invadiu a aldeia, disse o presidente da autarquia.
O alerta foi dado cerca das 13:00 e o fogo chegou a ser dado como dominado por duas vezes, só que acabou por se reativar e, de cada vez, com mais intensidade.
O presidente da Câmara de Sabrosa, Domingos Carvas, disse à agência Lusa que a “situação no terreno é complicada” e que “arde com muita intensidade”.
A situação mais preocupante vive-se em Parada do Pinhão, aldeia que ficou cercada pelo fogo.
Domingos Carvas referiu que algumas pessoas, mais idosas e doentes, foram levadas para a igreja, para um ambiente mais fresco e resguardado do fumo intenso que cobre a localidade.
Nesta localidade, duas casas, que não são de primeira habitação, foram tomadas pelo fogo.
O autarca disse ainda que o combate está a ser dificultado “pela falta de meios terrestres e aéreos”, pelo “vento forte e cruzado que projeta as chamas e pela orografia do terreno”.
Este fogo já queimou terrenos agrícolas e também quintais da aldeia de Vilarinho de Parada e, agora, prossegue em direção à localidade de Paredes.
O incêndio prossegue com várias frentes ativas e, para o terreno, foram mobilizados, segundo a página da Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) cerca de 200 operacionais, 50 viaturas, três meios aéreos e máquinas de rasto.
In Sapo24