domingo, 13 de agosto de 2017

Fogo que lavrava em Miranda do Corvo chega a Vila Nova de Poiares

O incêndio que teve início em Carvalhosas, Coimbra, e progrediu para Miranda do Corvo, já chegou ao concelho de Vila Nova de Poiares, informou o presidente da Câmara.
O fogo que teve início no sábado à tarde em Coimbra e que lavrou com intensidade em Miranda do Corvo atravessou o rio Ceira e chegou à "povoação de Ribas, onde ardeu um barracão", disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Vila Nova de Poiares, João Henriques.
"Há várias frentes numa grande área do nosso concelho. Houve até uma redução ligeira da temperatura e o vento também parece ter acalmado, mas há projeções com várias dezenas de metros", sublinhou o autarca.
Segundo o presidente da Câmara de Vila Nova de Poiares, não foi necessário evacuar qualquer aldeia, mas já foram retirados seis idosos de aldeias próximas da linha da frente "apenas por prevenção e não como consequência dos efeitos causados pelo fogo".
As seis pessoas retiradas estão a ser colocadas na Misericórdia de Vila Nova de Poiares, sendo que o centro de saúde e outras instituições de solidariedade estão prontas "para qualquer eventualidade", referiu.
Apesar do avanço das chamas, o fogo encontra-se "em zonas de mato", mas aproxima-se de algumas povoações, nomeadamente de Vale de Carvalhal, Póvoa e Algaça.
Já no concelho de Miranda do Corvo, não há qualquer frente ativa, encontrando-se "em fase de resolução" o fogo naquele município do distrito de Coimbra, referiu, em declarações à Lusa, o presidente da Câmara, Miguel Baptista.
"É um perímetro muito extenso e vai exigir muita vigilância e muito rescaldo", notou.
In Sapo24