terça-feira, 4 de setembro de 2012

Viseu: incêndio «está às portas da cidade»

Viseu: incêndio «está às portas da cidade»
O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, mostrou-se confiante de que o incêndio que lavra desde segunda-feira no concelho e «já abrange seis freguesias e está às portas da cidade» será controlado durante esta terça-feira, com a chegada de mais meios aéreos.

O incêndio teve início às 12:48 de segunda-feira, na Quinta da Sobreira. No local encontram-seis meios aéreos, segundo a página na Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil. «Os meios aéreos já estão a atuar e esperamos que, tal como me disse o presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil, durante o dia de hoje o incêndio fique resolvido», disse Fernando Ruas aos jornalistas, ao início da tarde.

De acordo com o autarca, «o incêndio é de grandes proporções, numa área extremamente sensível», uma das maiores manchas florestais do concelho. «Já abrange mais de seis freguesias e está às portas da cidade», contou.

Fernando Ruas considera que «os meios podem ser neste momento os necessários», mas até agora isso não aconteceu. «Ontem (segunda-feira) desloquei-me à área ardida e era uma mancha impressionante. Por justificações de que o país está todo a arder, os meios eram os possíveis».

Ao início da tarde o fogo continuava com quatro frentes ativas e estava a ser combatido por 301 operacionais, 199 dos quais são bombeiros, apoiados por 55 veículos operacionais.

TVI 24