terça-feira, 4 de setembro de 2012

Governo dispensa funcionários públicos que sejam bombeiros

É uma nova medida de reforço no combate aos incêndios, numa altura em que as chamas continuam a dar muito trabalho apesar de já estarmos em Setembro.

Todos os funcionários públicos que sejam bombeiros voluntários têm direito a dispensa de serviço, garante o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo.

“Hoje de manhã, em articulação com o Ministério das Finanças decidimos tomar uma outra medida: conceder dispensa de serviço a todos aqueles que sendo funcionários públicos sejam também bombeiros voluntários e sejam requisitados pelas respectivas corporações de bombeiros", disse.

O anuncio feito pelo ministro Miguel Macedo quando visitou o Comando Nacional de Operações de Socorro da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Ao fazer um balanço da situação no terreno, o ministro disse que continua "muito difícil do ponto de vista meteorológico" e adiantou que estão no terreno "meios pesados que ontem [segunda-feira] foram solicitados", bem como "todo o fortíssimo dispositivo da protecção". Por isso, disse estar confiante de que, "com o trabalho que hoje se vai desenvolver, se possa minorar algumas das situações mais difíceis".

Os quatro aviões internacionais pedidos pelo Governo já estão em Portugal, mas apenas os dois espanhóis já estão no terreno em Viseu. Os dois franceses ainda não estão na luta às chamas a esta hora.

Entretanto a esta hora continuam por dominar os três incêndios que lavram desde ontem no distrito de Viseu: nos concelhos de Carregal do Sal, Oliveira de Frades e Viseu. Estão no terreno mais de meio milhar de operacionais, apoiados por 10 meios aéreos.

Mantém-se também activo o incêndio no concelho de Seia, no distrito da Guarda, onde as chamas lavram desde a noite de domingo. Ainda neste distrito, a Autoridade Nacional de Protecção Civil dá conta de um outro incêndio, mas no concelho de Gouveia.

Referência também para um fogo no concelho de Cadaval, distrito de Lisboa, que já mobiliza mais de uma centena de operacionais. Há incêndios ainda nos distritos de Portalegre e Leiria.

Ao todo, a esta hora, há 20 incêndios activos. São já 136 desde a meia-noite. Ontem foram 289 ocorrências que obrigaram à intervenção de 7.312 operacionais.

In "Rádio Renascença"