sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Fogo incontrolável em Arganil

Comandante distrital de operações de socorro de Coimbra disse à Lusa que o incêndio que lavra hoje no concelho de Arganil está incontrolável.

O incêndio que lavra hoje no concelho de Arganil atravessou o rio Alva e já se estendeu ao município de Tábua, disse à agência Lusa o comandante distrital de operações de socorro de Coimbra.
 
António Ferreira Martins referiu que o fogo está incontrolável, com três frentes, tendo consumido mais de mil hectares de pinhal, eucaliptal e mato. Na freguesia de Coja, onde o incêndio começou hoje à tarde, apenas se registam pequenas frentes, "nada de preocupante", apontou.
 
O comandante adiantou que a grande prioridade dos bombeiros é proteger as habitações das aldeias ameaçadas pelas chamas.
 
Duas dessas aldeias, Vale do Carro e Esculca, foram evacuadas por precaução. Os moradores estão alojados no aeródromo de Coja, que tem instalações próprias de acolhimento, e no Centro Social da Benfeita.
 
A aldeia de Alqueve também recebeu ordem de evacuação, mas os habitantes recusaram deixar as suas casas. No local está um autocarro para a eventualidade de ser mesmo necessário retirar as pessoas, referiu o vereador da Câmara Municipal de Arganil António Cardoso.
 
Apesar do vento ter acalmado, e desta forma a intensidade das chamas, foi pedido um reforço de meios a Portalegre, Santarém, Lisboa e Coimbra, num total de 100 homens e 24 viaturas, informou a Proteção Civil.
 
"Com os meios que temos, e os que estão em trânsito, esperamos controlar o incêndio durante a noite", afirmou o comandante distrital de operações de socorro de Coimbra.
O posto de comando situado na zona industrial de Coja está parcialmente cercado pelas chamas, mas, segundo António Ferreira Martins, não existe perigo, uma vez que os meios no local asseguram a sua proteção.
 
No combate às chamas, que deflagraram pelas 12h49 em Salgueiral/Coja, estão 400 bombeiros, apoiados por 132 viaturas.

Bombeiro tem prognóstico "favorável"

O bombeiro ferido com gravidade no incêndio de hoje em Coja, no concelho de Arganil, depois de ter sido atingido por um pinheiro, tem prognóstico "muito favorável, disse à agência Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários de Brasfemes.
Citando familiares da vítima, Acácio Monteiro referiu que o bombeiro, ao serviço da corporação de Brasfemes, encontra-se em observação nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), tendo já realizado exames que afastaram a possibilidade de "sequelas graves".
O bombeiro foi atingido por um pinheiro que se partiu, quando combatia as chamas na freguesia de Coja.
Inicialmente, o homem foi transportado para o Centro de Saúde de Arganil, de onde foi transferido para os HUC num helicóptero do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica).
O incêndio provocou mais dois feridos, ambos ligeiros, um deles um bombeiro intoxicado pelo fumo e uma pessoa com queimaduras ligeiras. Ambos já estão em casa.

LUSA