terça-feira, 4 de setembro de 2012

Fogo destrói casas em aldeia de Viseu

Presidente de junta queixa-se de "falta de coordenação". Populações de cinco localidades preparam-se para mais um noite de sobressalto por causa das chamas.

Duas idosas da freguesia de Cepões, em Viseu, tiveram que ser realojadas por familiares, depois das suas habitações terem sido consumidas pelas chamas.

Quem deu o alerta foi o presidente da junta de freguesia vizinha, Côta, que foi o primeiro a chegar ao local. Joaquim Polónio diz que houve outros casos e queixa-se de falta de coordenação dos bombeiros.

“[Os bombeiros] tiveram a possibilidade de verificar que estava ali a nascer um incêndio. Não compreendo como é que eu, àquela distância, consegui chegar primeiro do que eles", afirma o autarca.

Para Joaquim Polónio, há "falta de coordenação" num território onde estão em causa dois milhões de euros em investimento florestal.

"Neste momento, continua uma frente enorme em Côta sem qualquer meio a combatê-la, com excepção de dois carros de voluntários que estavam junto à população de Silvares para proteger a população. De resto, nem meios aéreos nem nada", diz Joaquim Polónio.

Na freguesia de Cepões, os moradores temem pelo chegar da noite e o aproximar das chamas. Para Lassalete Pedroso, de 73 anos, vai ser mais uma noite mal dormida e em sobressalto.

In "Rádio Renascença"