terça-feira, 7 de agosto de 2012

Fogo já chegou ao concelho de Arganil

O incêndio que deflagrou hoje à tarde no concelho de Oliveira do Hospital, Coimbra, já atravessou a encosta do Vale do Alva para o concelho de Arganil, disse hoje à Lusa o vice-presidente da câmara.

Em declarações à agência Lusa, José Tavares Rolo explicou que se trata de «um incêndio de grandes dimensões que tocou as freguesias de Vila Pouca da Beira, de Avô» e que «está já na encosta do Vale do Alva, no concelho de Arganil».

«Existe uma imensa coluna de fumo, o céu está todo escurecido. Não se vê a Serra do Açor, está completamente tapada com uma coluna enorme de fumo negro», afirmou o vice-presidente da autarquia, descrevendo o cenário que via a partir dos paços do concelho.

Questionado sobre se há habitações em risco, o autarca disse que não teve informação nesse sentido, embora haja «habitações dispersas e segundas habitações de férias e de fim-de-semana» na zona onde lavram as chamas.

«A situação preocupa-nos a todos e temos a expectativa de que os bombeiros tentem controlar [o incêndio] mas, de facto, a coluna de fumo é imensa», reiterou, acrescentando que no local estão mais de 300 bombeiros e todos os elementos da Protecção Civil da autarquia.

José Tavares Rolo recordou que o Vale do Alva é «uma zona de grande potencial turístico, onde existem vários equipamentos e alojamentos turísticos e praias fluviais» e que está agora «a ser devastada por um fogo que está a consumir zonas de floresta e de mato».

De acordo com a página oficial da Autoridade Nacional da Protecção Civil, no local estavam, às 20h30, 333 bombeiros, 87 veículos operacionais e três meios aéreos.

Lusa/SOL