segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Caldas da Rainha: Fogo destrói sete bares e mais de 20 postos de trabalho na Foz do Arelho

Um incêndio que hoje de madrugada destruiu sete bares, no cais da Foz do Arelho, nas Caldas da Rainha, provocou um prejuízo estimado em centenas de milhares de euros e a perda de mais de 20 postos de trabalho.

“Os prejuízos ainda não estão contabilizados, mas serão na ordem das centenas de milhares de euros”, disse à Lusa Miguel Machado, proprietário do “Zofcaffé”, um dos sete bares destruídos pelas chamas na Foz do Arelho.

Só Miguel Machado estima ter perdido “cerca de 250 mil euros” em máquinas, equipamentos e recheio do bar que explora desde 2006.

“Aqui trabalhávamos quatro pessoas e nos outros seis bares, além dos proprietários, também todos tinham funcionários”, afirma o comerciante que estima que se tenham perdido “seguramente mais de 20 postos de trabalhos diretos e cerca de mais uma dezena indiretos”.

Maria da Luz Barros, proprietária do bar “Rainha da Filhós”, é outra das comerciantes com perda total no estabelecimento que explora há 19 anos, nove dos quais nas instalações de madeira que agora arderam.

“Temos seguro, mas por agora ficámos sem nada e não sabemos como será o futuro, mas o verão está acabado”, lamenta.

Os bombeiros receberam o alerta para o incêndio às 05:10, através de um pescador que terá dado a indicação de que estariam dois bares a arder.

Trinta bombeiros das corporações das Caldas da Rainha, São Martinho do Porto e Óbidos, apoiados por dez viaturas, estiveram no local onde as chamas se propagaram aos sete bares existentes no local.

“No início julgámos que eram apenas cinco, porque são todos encostados uns aos outros e com as chamas não se conseguia diferenciar e só no final conseguimos contabilizar sete estabelecimentos”, disse à Lusa José António Silva, comandante dos Bombeiros das Caldas da Rainha.

Os bares são propriedade da Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Tejo e foram construídos em madeira, sob um estrado sintético que ardeu também parcialmente.

A intervenção dos bombeiros impediu que as chamas chegassem a sete quiosques de venda de produtos de praia, localizados próximos dos bares.

“É um revés com consequências incalculáveis para a Foz do Arelho onde o verão já estava a ser muito fraco e agora ainda vai ser pior”, sublinhou o presidente da Junta de Freguesia da Foz do Arelho.

No local estão ainda duas viaturas e bombeiros da corporação das Caldas da Rainha que aguardam a chegada da Polícia Judiciária que investigará as causas do incêndio.

Lusa