domingo, 10 de janeiro de 2010

Neve cobre de branco Elvas, Campo Maior e Marvão

A cidade de Elvas e as vilas de Campo Maior e Marvão, no distrito de Portalegre, ficaram hoje cobertas de branco e foram três das localidades alentejanas onde a neve caiu com mais intensidade.

A neve caiu hoje em várias localidades do Alentejo, sobretudo em todos os concelhos do distrito Portalegre, e três do distrito de Évora. Mas, se em Marvão neva com alguma frequência, o fenómeno já é mais raro em Elvas e Campo Maior.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre disse à Lusa que começou a nevar "em todo o distrito, embora com pequena intensidade", cerca das 09:00.

Segundo uma fonte dos Bombeiros Voluntários de Marvão, "nevou muito" na localidade, "a paisagem está branca, e os carros, telhados e o chão estão cobertos de neve".

Também em Elvas, de acordo com fonte dos bombeiros locais, "nevou com alguma intensidade e está tudo branco".

"Em Elvas há pessoas a brincar com a neve junto aos Arcos da Amoreira", disse um popular.

Na freguesia de Vila Boim, concelho de Elvas, também segundo um popular, está "tudo coberto de branco".

A neve cobriu também de branco a vila de Campo Maior, e segundo fonte da GNR, esteve cortada, temporariamente, a estrada nacional 371 entre Campo Maior e Degolados, devido à neve e gelo.

Naquele troço, de acordo com a fonte da GNR, ocorreu uma colisão entre dois veículos ligeiros da qual resultaram apenas danos materiais.

Fonte da GNR indicou também à Lusa que o trânsito na auto-estrada A6, no troço Borba-Elvas, deve fazer-se "com precaução", devido a neve e gelo na estrada.

De acordo o CDOS, em Portalegre a neve não é novidade, visto que quase todos os anos cai, sobretudo na serra de S. Mamede, mas há outros concelhos do distrito onde não nevava há cerca de quatro anos.

No distrito de Évora, de acordo com o CDOS distrital, a neve caiu, embora com pouca intensidade, entre as 06:30 e as 08:00, em Estremoz, Borba e Arraiolos, regiões onde não nevava desde há cerca de quatro anos.

Uma fonte dos Bombeiros Voluntários de Estremoz disse à Lusa que a neve chegou a cobrir alguns telhados da cidade.

No distrito de Beja, segundo o CDOS, não se registou queda de neve.

Diário de Notícias