quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Formação de bombeiros vai ser feita em Oliveira do Hospital

A Escola Nacional de Bombeiros vai entregar o processo de formação dos bombeiros do Alto Distrito de Coimbra à corporação de Oliveira do Hospital.

Os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital (BVOH) vão ficar responsáveis pela formação dos bombeiros do distrito de Coimbra, ao nível do combate a incêndios florestais, urbanos e industriais.

Esta decisão, resulta de um protocolo estabelecido entre os BVOH e a Escola Nacional de Bombeiros (ENB), que pretende criar Unidades Locais de Formação em todos os distritos, com vista a descentralizar o processo de formação profissional dos bombeiros portugueses.

Ao nível do distrito de Coimbra, o processo de formação vai ficar nas mãos das corporações de Montemor-o-Velho – responsável pela zona do Baixo Mondego – e Oliveira do Hospital, que dará formação aos bombeiros do Alto Distrito.

Contactado por este jornal, o presidente da direcção dos BVOH, Arménio Tavares, congratula-se com esta decisão da ENB e salienta que, num futuro próximo, há inclusivamente a possibilidade de bombeiros de outros distritos poderem vir a frequentar a unidade local de formação de Oliveira do Hospital.

Frisando que esta situação só foi possível graças ao investimento que os BVOH realizaram ao nível da sua Casa-Escola – “teve que sofrer melhorias não só na sua estrutura física, como também ao nível de equipamentos para a parte prática da formação” –, Arménio Tavares refere ainda que os BVOH “têm neste momento toda a estrutura montada” e adianta que a formação de bombeiros do distrito em Oliveira do Hospital – já era para se ter iniciado – deve arrancar muito em breve.

Para o comandante dos BVOH, Emídio Camacho, esta decisão é muito importante, dado que permite que os bombeiros locais “não tenham que se deslocar a outras zonas do país para receberem formação”.

Ressalvando que está em causa a “progressão na carreira”, Camacho diz estar tudo a postos para esta nova etapa. “A escola está pronta a funcionar, já foi aprovada e temos gente qualificada para dar essa formação”, sublinhou ao CBS aquele comandante dos bombeiros.

In Correio da Beira Serra