domingo, 10 de janeiro de 2010

Neve obriga ao corte de várias estradas pelo país

A neve está a cair hoje em sete distritos do país obrigou ao corte de várias estradas e à deslocação de meios de várias corporações de bombeiros para ajudar condutores que ficaram retidos.

Estradas cortadas segundo o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS):
IP4, na serra do Marão, entre Amarante e Vila Real,
estrada municipal 321 (Marco-Baião)
estrada municipal 101 (Mesão Frio-Baião)
estrada nacional 15 (Baião-Régua).
estrada nacional 321, que liga Castro Daire a Cinfães
estrada nacional 514, entre Moimenta da Beira e Penalva do Castelo
estrada nacional 333, entre S. Pedro do Sul e o nó de Vouzela
estrada nacional 230 e 230-30, ambas na zona do Caramulo (Tondela)
estrada municipal 1057 (S. Martinho de Mouros, Resende, e Lamego)
estrada municipal 550 (Resende e Felgueiras).

Estas estradas estão encerradas ao trânsito, e algumas irão manter-se por mais algum tempo, uma vez que a neve continua a cair", disse a fonte.

Afirmou ainda que alguns automobilistas ficaram retidos pela neve, nomeadamente na estrada municipal 321.

"Foram deslocados meios para o local e a esta hora essas situações já estarão resolvidas ou em vias de resolução", acrescentou.

Também em Montalegre, distrito de Vila Real, os bombeiros foram chamados para ajudar a remover alguns autocarros que ficaram retidos na zona da Venda Nova, Salto, e que transportavam turistas para a sede do concelho.

Mais a Sul, a neve obrigou igualmente à interrupção do trânsito nalgumas estradas do distrito de Viseu e em todas as vias de acesso ao maciço central da Serra da Estrela.

Nevão leva ao corte do IP4 entre Amarante e Vila Real

A queda de neve levou hoje ao corte do trânsito no Itinerário Principal 4 (IP4) na Serra do Marão, entre Vila Real e Amarante, e reteve vários autocarros em Montalegre, que foram socorridos pelos bombeiros, disse fonte da Protecção Civil.

A mesma fonte acrescentou que a neve está a cair com muita intensidade em todo o distrito de Vila Real, pelo que as autoridades aconselham os automobilistas a circularam só se for estritamente necessário.

Em Montalegre, os bombeiros foram chamados para ajudar a remover alguns autocarros que ficaram retidos na zona da Venda Nova, Salto, e que transportavam turistas para a sede do concelho.

Neve leva ao corte da circulação em três estradas dos distrito de Viseu

Três estradas no distrito de Viseu, situadas nos concelhos de Castro Daire, Cinfães, Resende e Lamego, encontram-se cortadas ao trânsito desde meio da manhã de hoje devido à queda de neve, revelou fonte dos bombeiros.

Fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu adiantou, cerca das 12h00 de hoje, que as estradas se encontram interrompidas desde as 10h00 e admitiu a possibilidade de mais cortes de via se prosseguir o nevão.

Encontram-se cortadas a EN 321, que liga Castro Daire a Cinfães, e as estradas municipais 1057, que estabelece a ligação entre S. Martinho de Mouros (Resende) e Lamego, e a 550, entre Resende e Felgueiras (concelho de Resende).

SIC Online