sexta-feira, 24 de julho de 2009

Espanha: Incêndios já mataram cinco bombeiros

Espanha é neste momento o país mais afectado pelos fogos florestais que se fazem sentir na Europa, sendo a situação já considerada como a mais dramática dos últimos 15 anos.

Nos incêndios já morreram sete pessoas, das quais cinco bombeiros, sendo que a última vítima aconteceu na passada noite em Aragão, quando o bombeiro conduzia um autotanque. Para além das vítimas mortais, 1.500 pessoas tiveram já que abandonar as suas casas para fugir às chamas.

Existem neste momento seis fogos activos e classificados como incontroláveis. Um dos fogos activos, na região de Tarragona, perto de Barcelona, é um dos maiores e já queima as florestas espanholas há cinco dias consecutivos. Navarra e País Basco, no Norte, Castela-La-Mancha, no Centro e Valência, no Leste, são as outras regiões afectadas.

Portugal está a colaborar com a vizinha Espanha no combate aos fogos florestais com um avião Canader, enviado na quinta-feira, que se juntou à ajuda dada por França e aos cerca de 500 bombeiros espanhóis.

Também a ilha italiana da Sardenha regista fogos fortes que já mataram duas pessoas, a Grécia tem incêndios de grandes dimensões, assim como a Córsega francesa e Marselha, no sul de França. Portugal foi até agora relativamente poupado, com alguns incêndios menores que já se encontram sob controlo.

Jornal Digital