terça-feira, 2 de junho de 2009

Calor deixa Guarda, Castelo Branco e Évora sob alerta

Os distritos da Guarda, Castelo Branco e Évora mantêm-se hoje com aviso Amarelo devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto de Meteorologia (IM). O risco de incêndio é considerável no interior do país, e todo o território nacional deverá ter precauções devido às radiações ultravioletas.

Castelo Branco será o distrito mais quente com 35 graus Celsius, seguido de Évora com 34 graus e Guarda com 28 graus. O aviso Amarelo é o segundo menos importante de uma escala de quatro níveis.

Face às temperaturas elevadas, a Direcção-Geral da Saúde (DGS) colocou segunda-feira em alerta Amarelo - o nível intermediário de uma escala de três - os distritos de Bragança, Portalegre, Évora e Beja.

De acordo com o site da DGS, o alerta de segunda-feira é válido para hoje e significa 'atenção ao calor'. Para hoje, o IM aguarda céu pouco nublado ou limpo, com aumento gradual de nebulosidade por nuvens altas a partir da tarde.

Prevê ainda uma pequena descida da temperatura máxima nas regiões do litoral Norte e Centro.
O risco de incêndio é hoje 'máximo' em vários concelhos dos distritos de Viseu, Castelo Branco, Santarém e Portalegre, segundo o Instituto de Meteorologia (IM).

Os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Aveiro, Coimbra, Leiria e Faro enfrentam hoje um risco 'muito elevado'. De acordo com as previsões do IM, as temperaturas mais elevadas vão ser atingidas hoje nos distritos do interior. Na segunda-feira, a Autoridade Nacional de Protecção Civil registou a ocorrência de 103 incêndios.

A ANPC estendeu até às 20h de hoje o alerta Amarelo de risco de incêndio, que accionou sexta-feira, para os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre, Évora e Beja.

O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, que variam entre o 'reduzido' e o 'máximo'.

O cálculo do índice de risco de incêndio é feito com base nos valores observados, às 13h de Lisboa, da temperatura do ar, da humidade relativa, da velocidade do vento e da quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

A radiação ultravioleta (UV) vai manter-se hoje com valores muito altos em Portugal continental e Ponta Delgada, nos Açores, segundo o Instituto de Meteorologia.

Face aos valores da radiação ultravioleta, o IM aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e que se evite a exposição das crianças ao Sol.

Nas regiões de Santa Cruz, na Madeira, e Angra do Heroísmo, nos Açores, os níveis vão ser altos. O período mais crítico é sensivelmente entre as 11h e as 16h, segundo a mesma fonte.

Na quarta-feira, os níveis de radiação deverão manter-se idênticos aos de hoje, com excepção para Santa Cruz, na Madeira, onde deverá aumentar. O índice ultravioleta varia entre o 'Baixo' e o 'Extremo', passando pelo nível 'Moderado', 'Alto' e 'Muito Alto'.

De acordo com a informação disponível no site do IM na Internet, «a parte ultravioleta do espectro solar desempenha um papel determinante em muitos processos na biosfera, possuindo muitos efeitos benéficos, podendo no entanto causar graves prejuízos para a saúde se o nível de UV exceder os limites de 'segurança'».

Lusa / SOL