Fase "Bravo" de incêndios arranca hoje com 6000 elementos
Mais de 6000 elementos, 1600 veículos e 24 meios aéreos vão estar disponíveis a partir de hoje quando se inicia a fase "Bravo" de combate a incêndios florestais.
Neste período, o segundo mais crítico em fogos florestais e que se prolonga até 30 de Junho, estão também em funcionamento 66 postos de vigia da responsabilidade da GNR.
Um novo reforço do dispositivo vai acontecer a 1 de Julho com a fase "Charlie", época mais crítica em incêndios, que se prolonga até 30 de Setembro. Para este período vão estar operacionais 9830 elementos, a maioria dos quais bombeiros, 2276 viaturas, 56 meios aéreos e 236 postos de vigia da GNR.
"Posso garantir ao país que estamos em condições de responder aos incêndios florestais como respondemos no ano passado e há dois anos", disse o secretário de Estado da Protecção Civil, adiantando que "tudo foi feito do ponto de vista dos meios disponibilizados, recursos financeiros, humanos e técnicos". Segundo José Miguel Medeiros, este ano o dispositivo não apresenta grandes "novidades" relativamente ao Verão de 2008, registando apenas "pequenos ajustamentos" na colocação de helicópteros e de efectivos.
No ano passado, a área ardida resultante de incêndios florestais diminuiu cerca de um quarto relativamente a 2007. Este ano ainda não há dados oficiais sobre a área ardida, mas só no mês de Março, de acordo com a Autoridade Nacional de Protecção Civil, deflagraram perto de 4000 incêndios e entre os dias 14 e 31 ocorreram 3348 fogos.
Lusa
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home