terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Estância reabre para aproveitar o maior nevão em 15 anos



A estância de Inverno da Serra da Estrela reabriu, depois “do maior nevão dos últimos 15 anos” que deve proporcionar mais dias de funcionamento e mais pistas abertas, disse à Agência Lusa o director do espaço, Ricardo Abreu.

“Tem caído bastante neve durante os últimos dois meses, mas este é sem dúvida o maior nevão dos últimos 15 anos”, referiu aquele responsável.

De acordo com Ricardo Abreu, “esta época está muito boa em termos de neve e a qualidade das pistas será muito superior aos anos transactos, assim como em número de dias”.

“Só esperamos que as estradas também continuem abertas”, acrescentou.

A neve que se acumula nalgumas barreiras a mais de dois metros de altura, cobre quase o edifício de apoio à estância e é mais alta que a entrada principal.

A equipa de manutenção da estância “está a aproveitar a neve ao máximo”. “Estamos a preparar pistas e a compactar neve de forma a manter-se por mais tempo e contando já com imprevistos climatéricos”, descreve Ricardo Abreu.

Cerca de 50 pessoas colocam a funcionar diariamente a estância e a escola de esqui e snowboard, incluindo duas dezenas de elementos da equipa de manutenção que sobe aos postes dos meios mecânicos que transportam os utilizadores e que conduzem duas máquinas de lagartas, para alisar as pistas.

“Esse trabalho decorre, inclusivamente, durante a noite”, acrescenta.

Ontem cerca de uma centena de pessoas passou pela estância, apesar do nevoeiro, mas sem vento e com a temperatura a ronda os zero graus.

SAPO/LUSA