sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Alerta laranja estendido a todo o país

O Instituto de Meteorologia estendeu a todo o país o alerta laranja de mau tempo, prevendo-se neve em todos os distritos a norte do Mondego para esta tarde, bem como chuva, frio e trovoada um pouco por todo o país no resto desta sexta-feira.

«A partir já da tarde, períodos de chuva, passando a aguaceiros por vezes fortes, vento do quadrante sul, moderado a forte no litoral e forte a muito forte nas terras altas, mas enfraquecendo gradualmente a partir da tarde após a passagem da superfície frontal», afirmou Madalena Rodrigues, do Instituto de Meteorologia.

Para além de prever trovoadas, esta meteorologista adiantou ainda que a neve deverá começar a cair nas zonas acima dos 1200 metros já esta noite, mas que antes do final do dia esta também deverá atingir as zonas acima dos 500 metros.

Para sábado, prevê-se uma diminuição da intensidade do vento e alguns aguaceiros, mas com a aproximação de mais uma superfície frontal no final do dia de sábado a chuva deverá voltar em força, que deverá prolongar-se pela madrugada de domingo.

«No sul, poderá haver chuva forte, mas será mais a ondulação, porque será forte em toda a costa ocidental e temos também na costa sul. Nestes últimos dias, temos tido só ondulação forte na costa ocidental e agora temos também na costa sul», precisou.

A Protecção Civil está particularmente preocupada com a queda de neve no fim-de-semana nas terras altas na noite desta sexta-feira e madrugada de sábado assim como a chuva intensa no sul no fim do dia de sábado e madrugada de domingo, que se estenderá aos distritos de Lisboa e Setúbal.

«Estamos à espera que esta chuva possa cair com intensidade nestes distritos e daí o alerta amarelo a partir de ontem ter sido estendido aos distritos do sul, cobrindo neste momento a totalidade do território nacional», acrescentou Patrícia Gaspar.

Esta responsável da Protecção Civil diz que a situação está a ser acompanhada quer pela Autoridade nacional quer por todos os comandos distritais e que está a haver articulação com todas as entidades que têm competências nesta área.

«Estamos a promover reuniões inclusive com os centros de coordenação operacionais distritais e a este nível também com as autoridades municipais, sobretudo com os serviços municipais para que possa ser antecipada toda e qualquer situação mais problemática», acrescentou.

TSF