domingo, 30 de novembro de 2008

Protecção Civil mantém alerta amarelo até às 21:00 de segunda-feira

A Autoridade Nacional de Protecção Civil mantém o alerta amarelo em Portugal continental até às 21:00 de segunda-feira e recomenda à população medidas de auto-protecção face ao tempo frio, chuva e queda de neve esperados.

«Em comunicado enviado este sábado, a Protecção Civil recorda o aumento de acidentes de viação devido ao piso escorregadio e eventual formação de gelo, lençóis de água ou arrastamento de materiais sólidos para as estradas.

Recomenda-se ainda o uso de várias camadas de roupa e ao sair de casa o uso de chapéus ou gorros e de luvas.

«Como o ar frio não é bom para a circulação sanguínea, devem ser evitadas actividades físicas intensas, assim como deve ser poupada energia porque o consumo excessivo de electricidade pode sobrecarregar a rede», lê-se no comunicado.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil pede atenção no uso de lareiras, braseiros e aquecedores a gás devido ao risco de acidentes domésticos e recomenda o uso de várias camadas de roupa e, ao sair de casa, o uso de chapéus ou gorros e de luvas.

Por causa do mau tempo, várias estradas estão cortadas e condicionadas nos distritos de Vila Real, Bragança, Braga, Coimbra, Viseu e Guarda, recorda o comunicado.

TSF