domingo, 30 de novembro de 2008

Aumenta o número de estradas encerradas devido à neve

Vila Real, Braga, Coimbra, Guarda, Viana do Castelo são os distritos mais afectados pelo mau tempo, sendo que o número de estradas cortadas tem vindo a aumentar ao longo deste sábado. A neve leva mais de um metro de altura nalgumas zonas do país.

Em declarações à TSF, pelas 21:00, o coronel José Codeço, da Protecção Civil, disse que, no distrito de Vila Real, «a A7 está cortada no troço entre Fafe e Vila Pouca de Aguiar», bem como «o IP4 no troço Vila Real – Amarante».

No distrito de Braga, estão cortadas ao trânsito «a A7, no troço Vila Pouca de Aguiar - Cabeceiras de Basto», enquanto na região de Viseu, a A24, entre Castro Daire e Lamego, também está problemas, acrescentou.

Na região da Guarda, «todos os acessos ao maciço central da Serra da Estrela estão cortados», adiantou, acrescentando que na zona de Viana do Castelo, há cortes na EN 203-3.

Com estes cortes, algumas aldeias estão isoladas, sendo que, por exemplo, no concelho de Boticas, na zona da Serra das Alturas, a Protecção Civil teve de remover um autocarro com 35 passageiros que ficou retido na estrada.

O presidente da autarquia, Fernando Campos, disse à agência Lusa que caiu um «nevão em Boticas como há muito não se via» e que, em alguns locais da Serra das Alturas, a «neve chega a atingir um metro de altura».

Entretanto, a Protecção Civil renovou o alerta amarelo para mau tempo em todo o Continente, prevendo frio, chuva e queda de neve para este sábado.

TSF