quarta-feira, 16 de abril de 2008

Incêndios - Ministro garante que Protecção Civil está mais preparada do que nunca

O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, garantiu hoje, em Portalegre, que os agentes de Protecção Civil estão este ano «mais preparados do que nunca» para a prevenção e combate aos incêndios florestais em Portugal.

«Estamos mais preparados do que nunca para fazer frente a este fenómeno», declarou o ministro, em declarações aos jornalistas em Portalegre, assegurando para, este ano, um reforço de meios e uma maior coordenação.

As declarações de Rui Pereira foram proferidas após presidir à inauguração das novas instalações do Centro Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Portalegre, que custaram mais de um milhão de euros.

«Estamos preparados, porque dispomos, ao nível político, de uma secretaria de Estado da Protecção Civil e de uma estrutura que assegura a coordenação de todos os elementos da Protecção Civil, que é a Autoridade Nacional de Protecção Civil» , explicou.

Além da existência de comandos aos níveis nacional e distrital, Rui Pereira destacou ainda o «ambiente de cooperação» entre as diversas forças de segurança e organizações de socorro, como bombeiros profissionais e voluntários, Forças Armadas, sapadores florestais e órgãos de polícia criminal, além da sociedade civil, através do movimento ECO.

«Fizemos também uma programação atempada, que nos garante mais meios do que no ano anterior», afirmou o ministro, prometendo 56 meios aéreos, 2300 viaturas e 9600 elementos para combater os incêndios.

Durante a visita a Portalegre, o ministro da Administração Interna mostrou-se ainda satisfeito com as novas instalações do CDOS da cidade, num investimento superior a 1,2 milhões de euros.

«Este investimento representa um salto qualitativo enorme na capacidade distrital da Protecção Civil», considerou, sem antes reconhecer que as anteriores instalações do CDOS «não ofereciam as condições necessárias».

Durante a cerimónia, Rui Pereira entregou ainda ao CDOS de Portalegre uma viatura de comando e de comunicações e uma tenda operacional.

À margem da cerimónia, o ministro da Administração Interna foi ainda interrogado pelos jornalistas sobre a reforma da segurança interna, tendo garantido que o Governo está a desenvolver «um esforço intenso» para reforçar o dispositivo.

«A primeira medida que tomámos foi a de não adoptar políticas de encerramento de instalações policiais. Nós reestruturamos, renovamos ou construímos novas instalações», disse.

O recrutamento de novos efectivos para os quadros da PSP e GNR são outros dos exemplos apontados por Rui Pereira de como o Governo está empenhado em reforçar os meios humanos, no âmbito da reforma da segurança interna.

Lusa / SOL