terça-feira, 11 de março de 2008

Restabelecida circulação na Linha do Oeste

Remoção do comboio atrasou normalização do tráfego

A circulação na Linha do Oeste, interrompida desde as 10h00 devido à colisão de um comboio com uma ambulância, que causou a morte a quatro pessoas, foi restabelecida às 15h18, disse fonte da CP.

O restabelecimento da circulação na linha esteve inicialmente previsto para as 13h30, mas os trabalhos de remoção do comboio acabaram por atrasar a normalização do tráfego.

Para a linha ficar livre para a circulação, o comboio "recuou" ao Louriçal (localidade entre a zona do acidente, em Montijos, freguesia de Monte Redondo, e a Figueira da Foz), de acordo com a CP.
"O comboio ficou bastante danificado e está a ser analisada a forma de o retirar do local", informara a fonte cerca das 15h00, acrescentando que não havia previsão para o restabelecimento da circulação.

O acidente, que ocorreu cerca das 10h00 em Montijos, Leiria, e provocou quatro mortos, envolveu uma ambulância, que foi colhida por um comboio de passageiros que fazia a ligação entre a Figueira da Foz e Caldas da Rainha, no sentido norte-sul.

Transbordo rodoviário de passageiros

Ao início da tarde, continuava a ser feito "o transbordo rodoviário dos passageiros entre a passagem de nível onde ocorreu o acidente e Monte Real e entre Monte Real e a Figueira da Foz", disse a fonte da CP.

Os 13 passageiros do comboio não sofreram ferimentos.

Segundo fonte da GNR no local, o comboio deslocou-se para as oficinas ferroviárias da Figueira da Foz pelos seus próprios meios, depois de os bombeiros terem procedido à remoção dos destroços da ambulância que ficaram parcialmente debaixo da composição.

Após a limpeza da via de pequenos destroços, que ficou a cargo de funcionários da REFER, é reaberta a circulação ferroviária.

Ao longo das últimas horas foram muitos os populares que assistiram aos trabalhos dos bombeiros e dos técnicos da REFER no local.

Lusa