quinta-feira, 13 de março de 2008

Incêndio destrói fábrica de cordas em Paços de Brandão

Uma fábrica de cordas de nylon já desactivada foi destruída parcialmente por um incêndio que deflagrou na madrugada de ontem. As causas são desconhecidas e as chamas demoraram quatro horas até ficarem totalmente extintas

Um incêndio de origem desconhecida destruiu na madrugada de ontem parte de uma fábrica de cordas de nylon desactivada, em Paços de Brandão, Feira. O alerta foi dado pelos vizinhos da Urbanização do Cerrado que acordaram com o clarão das chamas pelas 2.26 horas. Só quatro horas depois é que os trabalhos foram dados como concluídos.

Quando o primeiro carro dos Bombeiros da Feira chegou ao local, poucos minutos depois já as labaredas, que lavravam numa zona de armazém, estavam altas ameaçando destruir todo o pavilhão. Os portões exteriores estavam fechados e foi necessário recorrer ao material de desencarceramento para os arrombar e entrar.

Vários bombeiros equipados com aparelhos respiratórios entraram nas instalações para efectuarem um combate directo às chamas, enquanto outros faziam o mesmo do lado de fora, explicou o comandante dos Bombeiros da Feira, Udo Schemellenkamp.

Ao contrário do que é habitual, na rua não havia nem um único popular.
Um homem que por ali passava garantiu à nossa reportagem que os proprietários da empresa vivem numa quinta ao lado da fábrica que, segundo apurou o Diário de Aveiro, estará em processo de falência, tendo os seus bens penhorados, mas nem eles saíram à rua. Na fábrica, sobressaía uma luz acesa na zona dos escritórios.

A única boca de incêndio existente, ainda antiga, não tinha uma gota de água e foi necessário mobilizar também os autotanques dos bombeiros de Lourosa, Esmoriz e Espinho. Cerca das 4.30 horas, iniciavam-se os trabalhos de rescaldo.

No local estiveram 34 bombeiros de quatro corporações apoiados por dez viaturas. Esta fábrica está inserida numa zona habitacional juntamente com outras empresas dos sectores da cortiça e papel.

Diário de Aveiro