Despiste mata dois Jogadores espanhóis de futebol
Uma viatura onde seguiam quatro jovens espanhóis - jogadores de futebol de salão - despistou-se ontem de madrugada por uma ribanceira com mais de 30 metros, em Barca d’Alva, Figueira de Castelo Rodrigo, provocando dois mortos, um ferido grave e um ligeiro.
O acidente verificou-se às 05h25, entre de Escalhão e Barca d’Alva, na EN221– uma via sinuosa e muito perigosa porque atravessa planaltos e não tem rails de protecção. As causas do acidente estão a ser investigadas pelo Núcleo de Investigação da BT da Guarda, suspeitando-se de excesso de velocidade.
Uma das vítimas mortais é o condutor do automóvel (Renault Laguna) pelo que só após a autópsia é que se saberá se conduzia ou não com excesso de álcool. O alerta para o acidente foi comunicado às autoridades por um dos dois sobreviventes. Quando os bombeiros chegaram ao local encontraram os dois feridos no meio do mato e as vítimas mortais encarceradas na viatura, que ficou imobilizada de rodas para o ar.
De acordo com Hélder Sequeira, comandante dos Bombeiros de Figueira de Castelo Rodrigo, o veículo saiu da via numa curva fechada e depois “despistou-se por uma ribanceira com mais de 30 metros”. “O carro capotou várias vezes pela ravina com pedras. Os dois jovens que viajavam nos bancos de trás, supostamente porque não levavam o cinto, foram ‘cuspidos’.
“O condutor e o pendura acabaram por ter morte imediata”, descreveu Hélder Sequeira, salientando que o socorro foram complicadas devido à ausência de acessos. “Tivemos que deslocar o material de desencarceramento através de cabos de aço e proceder a uma operação de salvamento de grande ângulo”, explicou.
Os jovens - Lorenzo Hernandez e José Luís Rico (mortos) e Iñaki Manzano e Rubén Fernandez (feridos) - entre os 21 e 24 anos, eram naturais de Sobradillo, Hinojosa de Duero, Lumbrales e Salamanca. Lorenzo Hernandez era mesmo muito conhecido em Salamanca, após ter ganho um concurso de beleza.
Os quatro estiveram a jogar futebol - pela equipa do Clube Desportivo Sobradillo, de Salamanca - próximo de Vilar Formoso e depois aproveitaram para se divertir em Vila Nova de Foz Côa e Castelo Rodrigo, onde se festeja as Amendoeiras em Flor.
“Foi uma tragédia. Eram todos amigos e tinham vindo divertir-se para Portugal”, disse um familiar enquanto recolhia bens no interior do Renault, que ficou reduzido a uma amálgama de chapa batida.
SOCORRO DIFÍCIL
A viatura ficou imobilizada num local de difícil acesso motivo pelo qual os bombeiros levaram quatro horas para remover as vítimas mortais. A retirada do veículo por um pronto-socorro também se revelou uma operação bastante complicada.
AUTÓPSIAS SÃO HOJE
Os feridos foram transportados pelos bombeiros para o Hospital Sousa Martins da Guarda. As duas vítima mortais foram encaminhadas para a morgue do mesmo hospital. Hoje são sujeitos ao exame da autópsia.
VIA PERIGOSA
A EN221, que liga Figueira a Barca d’Alva, é uma via perigosa e com elevado índice de sinistralidade. Além de ser estreita e muito sinuosa, nas zonas mais perigosas não tem raides laterais de protecção.
1 Comments:
deixo aqui a verdade dos factos... os jovens do referido acidente, apesar de jogadores, nao se encontravam em Portugal por tal motivo, vieram a um jantar de amigos, um grupo de jovens de Mata de Lobos concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, dos quais eu proprio, eramos conhecidos e amigos de longa data, e nao nos deslocamos a foz coa nessa noite.... tenho pena de ter de escrever este comentario, tal facto deixa me profundamente consternado... apesar de ter sido directamente devido a um convite da nossa parte que este terrivel acidente se deu, sentimo nos muito felizes por termos sido as ultimas testemunhas da alegria de viver e dos ultimos momentos dos nossos amigos.....
Enviar um comentário
<< Home