quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

“Milagre” em violento acidente poupou vítimas

Perante o estado de destruição em que ficou um automóvel, entalado entre dois camiões, só um “milagre” justifica o facto dos dois ocupantes da viatura terem saído do acidente apenas com escoriações.

Quem assistiu ao choque em cadeia de quatro viaturas, ocorrido ontem às 8H30, no troço urbano do IC2 em plena cidade de Pombal, não acreditaria que o aparatoso acidente apenas provocou quatro feridos ligeiros, nenhum deles com fracturas. Temeu-se o pior após a ocorrência do acidente, quando se constatou que um veículo ligeiro de mercadorias ficou “ensanduichado” entre duas viaturas pesadas, que circulavam no sentido Sul-Norte.

Numa amálgama de chapa retorcida, a estrutura da carroçaria acabou por criar uma “bolsa” no interior da viatura onde ficaram encaixados os ocupantes: uma criança de 11 anos e o condutor de 33 anos. Em resposta ao alerta imediato, os bombeiros – cujo quartel se localiza a poucas centenas de metros – não demoraram mais do que cinco minutos a chegar ao local.

Embora tivessem mobilizado um carro de desencarceramento, bastou forçar uma porta da viatura para retirar os dois ocupantes que saíram pelo seu próprio pé, transportados depois para o Hospital de Pombal. Outros dois condutores de viaturas envolvidas, com idades de 33 e 39 anos, também foram socorridos. Um dos casos devido a ferimentos ligeiros provocados pelo estilhaço do vidro pára-brisas, no outro caso por revelar fortes sinais de ansiedade.

O adjunto de comando dos Bombeiros Voluntários de Pombal, Paulo Albano, confirmou que estiveram envolvidas quatro viaturas neste choque em cadeia (dois pesados e dois ligeiros), que poderá ter sido provocado pela fraca visibilidade, provocada pelo denso nevoeiro que se fazia sentir no momento.

O camião que seguia na frente da fila abrandou a marcha provocando uma carambola na sua retaguarda. Foram mobiladas para o local quatro ambulâncias. O trânsito esteve totalmente interrompido durante cerca de meia hora, após o que foi reaberto no sentido Norte-Sul. Mesmo depois desse período, o tráfego foi desviado por uma via paralela do interior da cidade de Pombal, até que os veículos fossem retirados.

Diário "As Beiras" Online