quinta-feira, 10 de agosto de 2006

PEV pede esclarecimentos sobre fogos em áreas protegidas

«Os Verdes» pediram hoje ao Governo esclarecimentos sobre os fogos florestais em áreas protegidas, questionando sobre a relação entre o «aumento« de incêndios e a «eterna escassez de meios de vigilância».
Este ano os incêndios já atingiram áreas protegidas como as dos parques naturais da Serra do Gerês, do Litoral Norte, do Douro Internacional, do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina ou do Vale do Guadiana.
Num requerimento dirigido ao Ministério do Ambiente, a que a agência Lusa teve acesso, o Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) salienta a «grave carência» de vigilantes da natureza e a «enorme falta» de meios técnicos necessários à vigilância, nomeadamente o transporte.
«No Parque Natural da Arrábida dá-se até o caso de o sistema de video-vigilânca instalado estar pouco operacional, na medida em que quase metade das câmaras estão inoperativas neste momento», exemplifica.
No requerimento, «Os Verdes» pedem ainda esclarecimentos ao Governo sobre o que tem sido feito ao nível da reflorestação das áreas ardidas nas zonas protegidas.
O Instituto da Conservação da Natureza (ICN) entregou hoje aos Parques Naturais 16 jipes de todo-o-terreno para reforçar os meios de prevenção e primeira intervenção em incêndios rurais e florestais em áreas ardidas.

Diário Digital / Lusa