terça-feira, 1 de abril de 2008

Bombeiros Municipais reforçados com mais efectivos

As comemorações do 115º aniversário dos Bombeiros Municipais de Leiria, agendadas para hoje, vão passar despercebidas aos olhos dos leirienses. A festa é restrita apenas aos soldados da paz. Até ao final do ano, a corporação deverá ser reforçada com mais 13 profissionais.

Os Bombeiros Municipais de Leiria deverão receber, até ao final do ano, mais 13 efectivos, para completar o quadro de pessoal, num total de 70 elementos. A corporação leiriense - que dentro em breve passará a ter a designação de Bombeiros Sapadores ao abrigo de um decreto-lei publicado em Novembro do ano passado -, tem um efectivo de 58 homens, quando o quadro de pessoal prevê a contratação de 70.

Como reforço daquele número de elementos, os bombeiros ficam com uma “maior” capacidade operacional. A escassez de meios humanos na corporação arrasta-se há vários anos, mas não tem tido reflexos negativos no desempenho diário quando são chamados a intervir.

“Temos conseguido resolver os problemas, é evidente que temos falta de pessoas e em situações mais complicadas recorremos à mobilização operacional, ou seja, os elementos que estão a gozar folga são recrutados para vir trabalhar”, explica Horácio Santos, adjunto do comando dos Bombeiros Municipais de Leiria, nomeado em 2005 pela presidente da Câmara de Leiria, sob proposta do então comandante, Cunha Lopes.

O reforço de pessoal poderá vir acompanhado por uma nova viatura de desencarceramento, cujo pedido já foi formulado há cerca de dois anos pelo anterior comandante. “A viatura que a corporação possui está operacional, mas existe material mais actualizado para podermos dar uma resposta mais eficaz”, acrescenta Horácio Santos, convicto de que, ainda durante o corrente ano, os municipais passarão a ter o estatuto de Bombeiros Sapadores, que na prática implica uma actualização do vencimento e da carreira.

Aniversário sem comemorações oficiais

As comemorações do 115º aniversário dos Bombeiros Municipais vai cingir-se a um almoço convívio entre os elementos do quadro e alguns elementos do executivo camarário, nomeadamente a presidente da autarquia, Isabel Damasceno.

Segundo Horácio Santos, a decisão de organizar uma festa restrita não teve a ver com “questões financeiras”, mas apenas pelo facto de “não existir nenhuma atracção especial” para convidar outras entidades públicas.

Nas comemorações do ano passado foram condecorados os bombeiros que completaram cinco, 10, 15 e 20 anos de serviço. Como este ano estava prevista a entrega de duas ou três medalhas, o comando decidiu adiar a entrega para o próximo ano. Ou seja, em 2009 vão ser entregues os galardões referentes a este ano e ao próximo.

A presidente da Câmara Municipal de Leiria, Isabel Damasceno, diz orgulhar-se do profissionalismo das corporações de bombeiros existentes no concelho, por serem um “exemplo de cooperação e entreajuda em prol dos outros”.

Diário de Leiria