Ambulâncias do INEM vão ter GPS
Sistema de rádio e GPS num veículo de socorro
No total serão 300 viaturas que irão receber este tipo de equipamento, que inclui o receptor de GPS e um sistema de cartografia digital, essencial para ser usado em zonas do Interior onde as dificuldades de orientação implicam um tipo de solução diferente.
O novo sistema do INEM também inclui a geo-referenciação das chamadas telefónicas de pedidos de socorro, indentificando automatiamente a sua origem a partir de uma lista que inclui mais de 2.000 locais, que incluem hospitais, centros de saúde ou quarteis de bombeiros.
Este sistema, ligado a um módulo clínico facilita a gestão de meios, enviando o que for mais adequado ao socorro, dependendo da situação específica e do local da ocorrência, mas não corresponde ao pretendido sistema de localização de chamadas universal, com capacidade de geo-referenciação baseada num dos vários métodos que já discutimos, mas que continua sem ser implementado, não obstante as exigências da Comissão Europeia.
Para a Associação dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar, a reacção, muito semelhante à expressa num texto que escrevemos, "o GPS é uma ajuda mas não a solução" e implica um investimento mais alargado, que inclui formação específica, mapas adequados e uma estrutura de socorro adequada.
Relativamente a esta opção do INEM, relembramos o texto que aqui já mencionamos e que publicamos recentemente, lembrando que seria importante que os veículos tivessem um sistema que os localizasse num mapa digital num ponto de coordenação e que, para além deste tipo de sistema, existem outros, baseados no Google Earth ou no Google Maps, mais interativos, que poderão fornecer mais informações do que os sistemas convencionais.
Colocar equipamentos de GPS sem introduzir outras alterações na estrutura de socorro, é ilusório e representa um valor acrescentado de pouco relevo, sendo que esta parece ser uma medida desgarrada, casuística e meramente reactiva, quando o que está em causa necessita de alterações a nível estrututual.
Verão Verde Online
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home