terça-feira, 19 de agosto de 2025

Incêndio na Covilhã está novamente fora de controlo

O município lançou um “alerta de precaução” para as localidades de Coutada, Peso, Vales do Rio, Taliscas, Ourondinho, Unhais da Serra, Dominguizo e Tortosendo

O incêndio florestal que lavra na Covilhã, distrito de Castelo Branco, está fora de controlo, um agravamento que se “deve à intensidade do vento”, alertou a Câmara.

Numa comunicação na rede social Facebook, publicada pelas 17:00, o município da Covilhã lançou um “alerta de precaução” para as localidades de Coutada, Peso, Vales do Rio, Taliscas, Ourondinho, Unhais da Serra, Dominguizo e Tortosendo.

“Face à situação de fogo que se regista no concelho, informa-se que as condições no terreno se agravaram esta tarde devido à intensidade do vento e o incêndio encontra-se novamente fora de controlo”.

Neste âmbito, a autarquia pede a máxima precaução às populações das zonas afetadas, sobretudo destas oito localidades.

No concelho, pelas 17:00, estavam cortadas ao trânsito a EN230, Unhais da Serra, a EN 343-1, entre Paul e Ourondinho, e a EM513, entre Dominguizo e Peso.

O município pediu ainda a todas as pessoas das zonas afetadas que permaneçam em local seguro, adotem comportamentos de autoproteção e sigam sempre as indicações das autoridades.

Devem também evitar a exposição ao fumo, bem como deslocações desnecessárias para evitar riscos e para não interferir com as operações de socorro.

Este incêndio, que começou na quarta-feira em Arganil, no distrito de Coimbra, já atingiu três concelhos do distrito de Castelo Branco (Castelo Branco, Fundão e Covilhã).

In Diário de Coimbra