terça-feira, 19 de agosto de 2025

Fogo do Sabugal já passou para concelho de Penamacor

 O presidente da Câmara do Sabugal garante que hoje há mais meios no terreno.

O fogo rural que lavra no Sabugal, distrito da Guarda, desde sexta-feira passou hoje para o concelho de Penamacor, no distrito de Castelo Branco, no Vale da Senhora da Póvoa. “A situação está mais calma do nosso lado, há alguns focos de reacendimento, que estão a ser debelados na Ribeira da Nave, na Moita e no Casteleiro”, indicou o presidente da Câmara do Sabugal, Vítor Proença, à agência Lusa.

O autarca acrescentou que o incêndio “passou a serra da Opa e já entrou no concelho vizinho de Penamacor, no Vale de Nossa Senhora da Póvoa, seguindo em direção a Benquerença”.

“Hoje está mais calmo, depois de o fogo nos ter escapado outra vez durante o dia de ontem. Acho que já podemos dizer, com fiabilidade, que a situação está a ser controlada”, afirmou. Vítor Proença disse haver ainda “alguns focos” de reacendimento, nomeadamente em Sortelha, aos quais os populares e operacionais têm reagido, atuando “com rapidez”.

Segundo o presidente da Câmara do Sabugal, hoje há mais meios no terreno: “Só temos esta frente, os operacionais estão concentrados na zona sul do concelho e nota-se que há mais eficácia na atuação dos meios. Também tivemos seis meios aéreos durante a manhã, o que ajudou bastante a consolidar o perímetro do fogo.” Por outro lado, acrescentou, “também já não há muito mais para arder”. Pelas 13:40, estavam no local 426 operacionais, 114 veículos e oito meios aéreos.

O fogo foi registado, após o alerta, às 14:41 do dia 15 de agosto em Aldeia de Santo António, nas proximidades da sede do concelho do Sabugal, tendo vagueado desde então pelo município raiano e entrado nos limites dos municípios vizinhos da Guarda e Almeida. O presidente da Câmara do Sabugal já disse à agência Lusa que vai ponderar solicitar ao Governo a declaração de situação de calamidade devido aos prejuízos causados pelas chamas em propriedades agrícolas e florestais.

 In Diário de Coimbra