Fogos de Freixo de Espada a Cinta e Tarouca estão em fase de resolução mas muitos "perderam o trabalho de uma vida"
Os incêndios de Freixo de Espada a Cinta e Tarouca estão em fase de resolução. Ardeu, sobretudo, mato e pinhal, mas algumas povoações estiveram na linha de fogo.
Após dias de preocupação e combate às chamas, os incêndios de Freixo de Espada a Cinta e Tarouca estão agora em fase de resolução.
Já tinha sido dado como controlado, mas uma violenta reativação exigiu um novo esforço dos bombeiros. Só no final do dia de segunda-feira o incêndio de Tarouca foi dominado.
"Os meus homens estão cansados. Andamos aqui há quase 48 horas. Tivemos poucos meios porque o país tem vários incêndios e nem sempre é possível colocar meios com a expressão que todos queríamos", afirma Humberto Sarmento, comandante dos Bombeiros Voluntários de Tarouca.
Ardeu sobretudo mato e pinhal desde sábado, mas algumas povoações estiveram na linha de fogo.
Na aldeia de Estevais, Mogadouro, já se respira de alivio, mas as chamas que vieram de Freixo de Espada à Cinta, em pleno Parque Natural do Douro Internacional, cercaram a povoação. A igreja serviu de abrigo.
"Não havia um sítio em que nós não víssemos fogo. Foi horrível".
Muitos perderam o "trabalho de uma vida".
Já dominado, o fogo que chegou a ter três grandes frentes em três concelhos consumiu mais de 10 mil hectares de terreno.
In SIC
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home