quarta-feira, 30 de julho de 2025

Em direto/ Autarca de Ponte da Barca alerta para habitações em perigo e pede mais meios aéreos

Ponte da Barca pede ajuda para salvar aldeia de Germil, que está em risco de "ficar cercada" pelas chamas. Governo diz que está a fazer o necessário para garantir 76 meios aéreos.

O presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Marinho, dá conta de uma “nova ignição em Paradamonte a ameaçar habitações”, “em Mosteirô também a ameaçar habitações” e “uma nova frente que se está a dirigir para habitações”.

“O apelo que faço sobre os meios aéreos é pela dificuldade que temos no terreno de socorrer os homens e mulheres que estão a proteger as habitações e a combater um inimigo que encontra nas condições climatéricas um momento muito favorável para a sua progressão”, explica o autarca.

Augusto Marinho nota que “já há algum tempo” que não há meios aéreos a operar no incêndio de Ponte da Barca: “Não consigo aceitar. Já falei com o secretário de Estado a pedir apoio para deslocar meios aéreos para aqui e manter o dispositivo instalado porque de um momento para o outro há reacendimentos”, reitera.

O autarca realça que “se for necessário ativar o Mecanismo Europeu de Proteção Civil ou acordos bilaterais, que se faça” — “É para isto que existem.”

O Observador