quarta-feira, 30 de julho de 2025

Incêndios? "Número significativo de ocorrências" nos últimos três dias

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) está a realizar um 'briefing' sobre os incêndios que assolam Portugal.

Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) afirmou, esta quarta-feira, que Portugal registou um "número significativo de ocorrências" relacionadas com incêndios rurais ao longo dos últimos três dias.

"Os incêndios desde o dia 28 ao dia 30 registaram um número significativo de ocorrências", afirmou Carlos Pereira, adjunto de operações da ANEPC, em conferência de imprensa.

Até às 19h00 desta quarta-feira, registaram-se "70 ignições diurnas e 40 noturnas, num total de 110 ignições no dia de hoje". No total, estiveram envolvidos no combate às chamas 3.170 operacionais e 853 meios.

Desde segunda-feira, dia 28 de julho, até hoje, foram registadas "244 ocorrências diurnas e 157 ocorrências noturnas, que equivale a 39% das ocorrências registadas nestes três dias".

"É um número bastante significativo de ocorrências noturnas", sublinhou Carlos Pereira.

As sub-regiões mais afetadas pelos incêndios são a Área Metropolitana do Porto, com 23 ocorrências (21% do total nacional), e a do Tâmega e Sousa, com 17 ocorrências (15% do total nacional).

O responsável explicou, ainda, que "estão ativos os planos municipais de proteção de civil de Castelo de Paiva, Arouca, Penamacor e Idanha-a-Nova".

[Notícia em atualização]

In Última Hora