sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Imagens no Twitter mostram tom castanho dos glaciares da Nova Zelândia devido aos incêndios na Austrália

A exposição a partículas resultantes dos incêndios devastadores na Austrália transformou o branco dos glaciares na vizinha Nova Zelândia.
Ilha Sul da Nova Zelândia acordou na última quarta-feira com o céu cor de laranja na sequência dos incêndios descontrolados que estão a devastar o sudeste da Austrália. Em algumas regiões, o sol parecia uma bola vermelha ou dourada, dependendo da espessura da nuvem tóxica. “Consegue-se ver claramente o fumo, que percorreu cerca de 2000 quilómetros pelo mar da Tasmânia”, indicou o instituto neozelandês de meteorologia numa publicação feita hoje no Twitter. Um dia depois, imagens captadas nos Alpes do Sul mostram que a nuvem de fumo tingiu os glaciares e os picos de neve com um tom acastanhado, um fenómeno confirmado pelos serviços de meteorologia e a comunicação social locais.
Andrew Mackintosh, da universidade australianade Monash e antigo diretor do Centro de Investigação da Antártida da Nova Zelândia, diz que em duas décadas de estudo dos glaciares nunca viu tal quantidade de poeira ser transportada sobre o mar de Tasman e que o que se está a passar pode aumentar entre 20 a 30% o derretimento dos glaciares.
“É bastante comum que poeira chegue aos glaciares da Nova Zelândia, mas diria que a quantidade transportada atualmente é fenomenal. Acho que nunca vi nada assim”, comenta o especialista.
O serviço de meteorologia neozelandês acredita que o fumo na Nova Zelândia se dissipará esta sexta-feira.
In Visão