terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Fogos na Austrália destroem duas mil casas e mais de cinco milhões de hectares

O clima quente, seco e ventos fortes geram uma tempestade perfeita que causam os fogos na Austrália que se arrastam desde agosto. Até agora, já morreram pelo menos 25 pessoas nos fogos da Austrália, sendo que Nova Gales do Sul é o estado mais castigado. Milhões de animais também morreram devido aos fogos.
Cerca de duas mil casas foram destruídas e outras 653 ficaram danificadas devido aos incêndios que devastam a Austrália, contabilizou a BBC, esta segunda-feira com bases nos dados das autoridades locais. Os fogos que deflagram desde agosto não mostram sinais de acalmar. Na verdade, tudo indica que a situação possa vir a piorar devido à previsão de um aumento das temperaturas para esta sexta feira. O clima quente, seco e ventos fortes gera uma espécie de tempestade perfeita e nefasta.

Quase cinco milhões de hectares já arderam no país, o equivalente a mais de metade do território português. Só em Nova Gales do Sul, o estado mais afetado, as autoridades estimam que 155 mil hectares tenham sido afetados, obrigando a fuga de milhares de pessoas, muitas delas para perto do mar. Até agora os bombeiros referem que 25 pessoas tenham morrido e que várias dezenas estejam desaparecidas. Os animais também foram gravemente atingidos com mais de meio milhão a sucumbirem aos violentos incêndios desde setembro. A WWF destaca ainda que cerca de 25 mil kualas morreram desde o inicio dos incêndios.

Por volta das 17h de segunda-feira (Lisboa), quatro da manhã de terça-feira em Sidney (GMT+11), havia 136 fogos ativos, sendo que 69 estão descontrolados, anunciava no Twitter o organismo NSW RFS. No terreno estavam então cerca de 2000 bombeiros a defender as casas e a tentar conter as chamas. A polícia atuou, desde novembro, contra 183 pessoas por mais de 200 casos de alegado fogo-posto.

Danos ascendem (para já) os 434 milhões de euros

O Conselho de Seguros da Austrália estimou que a soma dos danos atinja os 700 milhões de dólares (434 milhões de euros), mas afirma que o valor poderá aumentar nos próximos dias.

O primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, anunciou esta segunda-feira que um fundo de 1250 mil milhões de euros está reservado para a reconstrução das comunidades afetadas pelos incêndios. E disse mais: os voluntários que combateram as chamas durante mais de dez dias receberão 3750 euros

Sabe-se também que já foram doados dezenas de milhões de dólares às famílias mais carenciadas e organizações não governamentais. Kylie Minogue, uma artista australiana, e a atriz Nicole Kidman doaram meio milhão de dólares para ajudar o combate aos fogos e a comediante australiana, Celeste Barber, garantiu ter angariado numa angariação de fundos online 29 milhões de euros.

Numa história lateral que também tem dado que falar, uma influencer terá conseguido angariar 625 mil euros para a causa australiana. Os seus seguidores que contribuíram com pelo menos nove euros receberam uma fotografia dela totalmente nua. Ficou conhecida como “A Filantropista Nua”. Kaylen Ward tem 20 anos e revelou ao BuzzFeed que contratou quatro pessoas para a ajudarem a gerir as mensagens diretas e os comprovativos de donativos.

O dinheiro ajuda e será essencial para reerguer o país mas, quem sabe, a contribuição mais preciosa neste instante para atacar o inferno das chamas cai do céu.

In Jornal Económico