sábado, 14 de setembro de 2019

Incêndio descontrolado em Miranda do Corvo ameaça quatro povoações

O incêndio que começou a lavrar esta sexta-feira em Miranda do Corvo, no distrito de Coimbra, obrigou ao corte da Autoestrada 13 (A13), entre o nó de Almalaguês e Coimbra e também da A13-1, que dá acesso à Autoestrada do Norte por Condeixa-a-Nova. As chamas estão ainda a ameaçar quatro povoações, de acordo com o 2.º comandante distrital.

Nuno Pereira, 2.º comandante distrital, afirma que as localidades de Moinhos e Trémoa, no concelho de Miranda do Corvo, e Flor da Rosa e Casal Novo, no concelho de Coimbra, estão na "linha de fogo" devido à mudança do vento.

"Temos muitos meios posicionados nessas zonas e a GNR está no local a acompanhar a situação. Para já não se justifica, mas caso haja necessidade procederemos à retirada dos habitantes", sublinhou em declarações pelas 00h40.

Segundo o vereador Rui Godinho, responsável pelo pelouro da Proteção Civil no município de Miranda do Corvo, as projeções causaram novos focos de incêndio, sendo que um deles obrigou ao corte da A13 cerca das 22h30. Esta autoestrada foi reaberta nos dois sentidos às 06h13 deste sábado, disse ao CM fonte do CDOS de Coimbra.

"A frente que seguia em direção à vila de Miranda do Corvo está controlada, o problema são as projeções que estão a criar vários problemas", salientou Rui Godinho, acrescentando que já ardeu uma "área considerável".

De acordo com o 2.º comandante distrital, a linha de fogo tem uma extensão contínua de cerca de cinco quilómetros, sendo que a "maior ameaça é a frente que avança em direção a Almalaguês".

"As operações não têm sido muito favoráveis devido ao vento, que causaram várias projeções", frisou Nuno Pereira, salientando que os meios estão todos posicionados e em "combate dedicado", esperando dominar as chamas antes do amanhecer.

Segundo fonte do CDOS de Coimbra, no terreno estavam cerca das 09h00 deste sábado, dia 14, um total de 668 operacionais, apoiados por 192 viaturas e sete meios aéreos. Este incêndio tem ainda uma frente ativa.

No combate às chamas um bombeiro e um civil ficaram com ferimentos ligeiros.


In CMTV