quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Mais de 50 concelhos de 11 distritos em risco máximo de incêndio

Mais de 50 concelhos de 11 distritos de Portugal continental apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Em risco máximo de incêndio estão hoje mais de 50 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Leiria, Aveiro, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Coimbra, Guarda, Viseu e Bragança.

O IPMA colocou ainda vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental em risco muito elevado e elevado de incêndio.

Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro céu pouco nublado ou limpo e subida da temperatura.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante leste, soprando temporariamente de noroeste moderado a forte no litoral durante a tarde, e sendo moderado a forte nas terras altas até final da manhã e a partir do final da tarde.

Na região sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade a partir do final da manhã e subida da temperatura.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado do quadrante leste, sendo moderado a forte nas terras altas, soprando por vezes forte de noroeste na faixa costeira ocidental durante a tarde.

A temperatura mínima no continente vai oscilar entre os 10 graus Celsius (na Guarda) e os 20 (em Lisboa e Faro) e as máximas entre os 26 (na Guarda) e os 35 (em Santarém).

In Sapo24