domingo, 18 de junho de 2017

Incêndios. Saiba como ajudar os bombeiros e vítimas

Nas redes sociais são várias as pessoas que perguntam como podem colaborar com os bombeiros e as vítimas dos incêndios. Por todo o país, quartéis e corporações de bombeiros estão a receber mantimentos. Saiba como o pode ajudar e o que é mais necessário neste momento.
O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses pediu hoje água, fruta e barras energéticas para as corporações de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, no distrito de Leiria, e Alvares, concelho de Góis, distrito de Coimbra.
“Se as pessoas estiverem disponíveis e possam trazer aos corpos de bombeiros de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera e Alvares frutas, barras energéticas e água ou outro tipo de alimentos que possam ser facilmente transportados, é sempre importante”, afirmou à agência Lusa Jaime Marta Soares.
O presidente da Liga declarou que “há um desgaste muito grande, um consumo muito grande de alimentação” por parte dos bombeiros e agradeceu a “generosidade dos portugueses que são sempre muito solidários com os bombeiros”.
Às pessoas que se desloquem aos quartéis de bombeiros para entregar os bens, Jaime Marta Soares solicita cuidado na circulação rodoviária, pedindo que perguntem às autoridades para evitar situações complicadas.
“Os bombeiros estão cansados, mas há uma rotatividade. Temos refrescado o pessoal e quem está no combate está a 100%”, frisou o dirigente.
Nas redes sociais, vários apelos têm sido feitos para a entrega de bens alimentares não apenas naquelas corporações, como noutras, especialmente da região centro do país.
Outros pedidos incluem a doação de roupa e produtos de higiene para os desalojados.
Nas redes sociais são vários os apelos de anónimos e entidades. Reunimos alguns:
A Rádio Comercial foi uma das primeiras a apelar à ajuda.
Os responsáveis da página de Facebook On Coimbra entraram em contacto com várias corporações de bombeiros e listam as necessidades. Deixam ainda a nota: "As águas, sumos, leites e outros alimentos, solicitam-se gentilmente, se possível, em doses individuais/pacotes pequenos para poderem ser distribuídos por cada bombeiro".
Os Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos agradecem mantimentos. São necessários: Águas engarrafadas; Barritas energéticas ou bebidas desportivas, como por exemplo, gatorade ou powerade; Cereais; Leite; Sumos; Bolachas; Enlatados (ou produtos com validade longa).
Já Alexandre Pinto informa que "odos os enfermeiros e médicos que se encontrem perto de Coimbra, se quiserem ajudar podem ajudar no Hospital de campanha montado no Avelar, basta ligar para o CODU e eles registam o vosso contacto em caso de necessidade".

A Caritas portuguesa anunciou hoje que tem já disponível uma verba de 200 mil euros para apoiar as vítimas dos incêndios que lavram na zona de Pedrógão Grande, desde sábado.
"Quem necessitar pode dispor desses 200 mil euros", que pertencem à Cáritas Nacional. "Mas sabemos que em todas as dioceses, por iniciativa própria, se disponibilizam verbas que estejam na posse destas instituições" e que "podem ser postas à disposição".
A cadeia de super e hipermercados Continente, através da rede social Facebook, informa que "as corporações de bombeiros podem contactar as lojas" e que "os bens necessários serão imediatamente disponibilizados".
Também o santuário de Fátima anunciou hoje que vai disponibilizar ajuda monetária às populações afetadas pelo incêndio que deflagrou no sábado em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria. “Acompanhamos as vítimas, os desalojados, os feridos e os que perderam algum ente querido com a nossa oração, mas também materialmente iremos disponibilizar ajuda monetária”, afirmou o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, citado numa nota da sala de imprensa do templo.
Segundo Carlos Cabecinhas, “tão rapidamente quanto possível, concretizar-se-á esta ajuda para poder fazer face às necessidades daqueles que foram tão duramente atingidos por esta tragédia”. “Não podemos, de modo algum, ficar indiferentes diante destes acontecimentos”, adiantou o reitor, pedindo que “em todas as celebrações oficiais do santuário se reze pelas vítimas mortais e seus familiares, bem como pelos feridos”.
CGD abre conta solidária e doa 50 mil euros a vítimas
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) anunciou hoje a abertura de uma conta solidária para com as vítimas do incêndio que afeta Pedrógão Grande e outros dois concelhos do distrito de Leiria e a doação de 50 mil euros.
A conta designa-se “Unidos por Pedrógão”, informou fonte oficial, e os donativos podem ser feitos usando o IBAN PT50 0035 0001 00100000 330 42.
O banco público anunciou ainda que vai criar “condições diferenciadas para os seus clientes atingidos pela calamidade”.
Gulbenkian cria fundo com dotação inicial de 500 mil euros para a região
A Fundação Calouste Gulbenkian decidiu constituir um fundo especial de 500 mil euros, para apoio às organizações da sociedade civil da região de Pedrógão Grande, afetada pelos incêndios deste fim de semana.
Em comunicado, a Fundação informou que os 500 mil euros são a dotação inicial do fundo, e servem para “ajudar a minimizar as consequências” dos incêndios e da tragédia que afetou os municípios de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, onde morreram pelo menos 61 pessoas.
Outras informações
A conta do Gabinete da Ministra da Administração Interna no Twitter informa que "Quem procura informação sobre pessoas na zona do incêndio, deve contactar a Santa Casa da Misericórdia de Pedrogão Grande".
Já a conta da oficial do Gabinete do Ministro da Saúde, informa que  a "prestação de cuidados à população afetada pelos incêndios reforçada com abertura de centros de saúde em Castelo Branco, Coimbra e Leiria".
In Sapo24