terça-feira, 15 de maio de 2012

Arganil e Pampilhosa da Serra com risco elevado de fogo

Os concelhos de Arganil e Pampilhosa da Serra, do concelho de Coimbra estão entre os cinco concelhos de Portugal continental que apresentam hoje risco de incêndio “muito elevado”, o 2.º mais grave de uma escala de cinco, informa o Instituto de Meteorologia (IM), na sua página na Internet.

Além disso, estão assinalados os concelhos em causa são Monchique, Portimão e Silves, no distrito de Faro. Ainda de acordo com a mesma fonte, onze outros concelhos do distrito de Faro estão com risco elevado assim como cinco em Castelo Branco, três nos distritos de Beja e Santarém, dois na Guarda e um nos distritos de Portalegre e Coimbra. O risco de incêndio, determinado pelo IM, engloba cinco níveis, variando entre “reduzido” e “máximo”.

O seu cálculo é feito com base nos valores, observados às 13H00, da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas. Ontem, segunda-feira, foram contabilizadas 36 ocorrências, combatidas por 531 operacionais, apoiados por 161 veículos.

In "As Beiras"