quinta-feira, 29 de março de 2012

333 incêndios fazem de 4ª feira o dia com mais fogos em março

O número de incêndios registado na quarta-feira chegou aos 333, tendo sido este o dia em que houve mais fogos em Portugal durante o mês de março, divulgou hoje a Autoridade Nacional da Proteção Civil.

De acordo com a Proteção Civil, nos últimos cinco dias registaram-se tantos fogos como em todo o mês de março do ano passado, sendo que a contabilidade deste mês já soma quase 4 mil incêndios (3.974).

Desde o início do ano já deflagram cerca de cinco mil incêndios florestais, segundo a ANPC.

Os próximos dias continuarão a ser de tempo quente e seco, de acordo com informações hoje divulgadas pelo Instituto de Meteorologia, que avisa tratar-se de “condições favoráveis à progressão de eventuais incêndios florestais”.

Face a estas previsões, a Autoridade Nacional de Proteção Civil acionou o Alerta Azul de incêndios florestais em 10 distritos.

Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu são os distritos que estão, desde as 14:00 de quarta-feira e até sábado, em Alerta Azul, o estado de prevenção mais baixo de uma escala de quatro.

Este alerta pressupõe um reforço da monitorização e a intensificação, por parte do dispositivo de resposta, de ações preparatórias com vista ao aumento do grau de prontidão.

O Instituto de Meteorologia adianta que, nos próximos dias, as temperaturas máximas deverão rondar os 25°Celsius, sendo a humidade relativa do ar inferior a 30 por cento na generalidade do território continental, com vento de Leste, moderado a forte no Algarve e nas terras altas.

A ANPC recomenda a “adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução”.

Lusa