sexta-feira, 23 de março de 2012

Estão ativos 15 incêndios em Portugal

Quinze incêndios estão ativos hoje um pouco por todo o país, estando os seis mais significativos a lavrar há mais de três horas a norte de Viseu, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), citada pela Lusa.

Em Lamego (Viseu), na localidade de Penude de Baixo, 32 homens, auxiliados por oito veículos e um helicóptero bombardeiro, combatem um incêndio que teve início às 11:22. Mais de cinco horas depois, este fogo continua a consumir mato em três frentes.

Pelas 16:00 continuava ativo também um incêndio em Vila Nova de Famalicão (Braga), na localidade da Carvalhosa. Auxiliados por 15 veículos, 47 homens combatem este fogo em mato com três frentes, que teve início às 11:45.

Em Barcelos (Braga), na localidade de Souto, um incêndio de mato com início às 12:35 lavrava, mais de três horas depois, em cinco frentes ativas. Auxiliados por um helicóptero bombardeiro e 16 veículos, 43 homens combatem este fogo.

Em Guimarães (Braga), no Fojo, um incêndio em com duas frentes lavra desde as 12:36. Pelas 16:15 era combatido por 34 homens auxiliados por 11 veículos.

Doze bombeiros, com três carros, combatem um incêndio em mato uma frente em Amarante (Porto), na localidade de Manhufe. Este fogo teve início às 13:10.

Meia hora depois do início deste fogo, deflagrou um outro incêndio em mato. Desta vez em Macedo de Cavaleiros (Bragança), na localidade de Lagoa. Com três frentes às 16:00, o fogo estava a ser combatido, segundo a ANPC, por nove bombeiros, com duas viaturas.

A ANPC contabilizou já, desde a meia-noite de hoje, 142 incêndios.

Na quinta-feira, registou-se 135 incêndios florestais (em floresta e mato) que mobilizaram um total de 1.160 operacionais e 338 veículos. Destes fogos, 100 foram diurnos e nenhum deles motivou o recurso a meios aéreos.

TVI 24