quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Bombeiros realizaram simulacro para testar capacidade de resposta e atrair jovens ao voluntariado

O exercício decorreu em pleno centro da cidade e envolveu 35 elementos da corporação de bombeiros de Oliveira do Hospital e militares da GNR.

Parecia um cenário real, mas o aparato que cerca das 22h30 do último sábado foi apreciado por muitos populares na rua Professor António Ribeiro Garcia de Vasconcelos, quando o termómetro marcava dois graus negativos, não passou de um exercício destinado a testar a capacidade de resposta dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital a uma situação de emergência.

No caso, tratou-se de um acidente de viação, em concreto o despiste de uma viatura ligeira, da qual resultaram três feridos graves, dois dos quais encarcerados e um terceiro que fora projetado.
Com o simulacro, os bombeiros testaram a capacidade técnica em salvamento e desencarceramento e avaliaram a intervenção em meio pré-hospitalar e a articulação com outras entidades, nomeadamente a GNR.

Um exercício que, de acordo com o segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, Nuno Seixas, teve ainda a pretensão de divulgar junto da população o campo de atuação dos bombeiros, técnicas, equipamentos e cuidados a ter perante um acidente rodoviário.

Ao mesmo tempo, com este tipo de iniciativas , o corpo de bombeiros oliveirense pretende promover o ingresso de jovens na carreira de bombeiro e dinamizar o próprio corpo ativo.

Segundo Nuno Seixas, a corporação oliveirense pretende dar continuidade a este tipo de ações, tendo já planeadas outras atividades com caráter lúdico-pedagógico. “Desta forma pretende-se promover a imagem dos bombeiros na sociedade e fomentar o voluntariado”, refere.

In "Correio da Beira Serra" Online