quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Seia é o concelho mais afectado pelas chamas

Estão 31 incêndios a decorrer em Portugal Continental, de acordo com informações da Proteção Civil, que destaca 19 fogos mais significativos, três no concelho de Seia, na Guarda.

Seia é o concelho mais afetado pelos incêndios, com três fogos ativos: na Aldeia da Serra estão 144 bombeiros, 38 viaturas e um helicóptero de socorro e assistência a combater o incêndio com duas frentes ativas; e em Sandomil estão 143 bombeiros, 37 veículos e um avião de ataque inicial num fogo também com duas frentes ativas.

Além destes incêndios, que mobilizam grandes dispositivos de combate, prossegue ainda um outro fogo neste concelho do distrito da Guarda, em Caravalhal da Loiça, desde quarta feira. Com três frentes ativas, o fogo está a ser combatido por 57 homens e 17 veículos operacionais.

No mesmo distrito, lavra ainda um quarto incêndio na localidade de São Martinho (Trancoso), com duas frentes ativas.

Viana do Castelo é o distrito com mais fogos ativos, com sete ocorrências, sendo o incêndio de Mézio-Travanca (Arcos de Valdevez) o que mobiliza mais meios, com 114 homens, 20 viaturas, um helicóptero e um avião de ataque inicial e um helicóptero de socorro e assistência.

Este incêndio está já no Parque Nacional Peneda-Gêres, onde lavram outros dois incêndios em áreas que pertencem ao distrito de Braga.

Em Calcedónia (Terras de Bouro) prossegue um incêndio que deflagrou na terça feira, mobilizando 114 bombeiros e 38 viaturas.

No mesmo concelho, lavra também um fogo em Vilarinho das Furnas desde sábado. Com duas frentes ativas, está a ser combatido por 16 homens e 29 viaturas.

Estão ainda ativos outros três incêndios em Braga, dois no Porto, um já dominado, um em Aveiro e outro em Viseu.

SIC