quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Máquinas de rasto ajudam no combate ao fogo de Calcedónia

Duas máquinas de rasto do Exército estão a ajudar a limpar os caminhos da zona de Calcedónia, onde está activo um incêndio desde terça-feira.

Os bombeiros estão a contar com a ajuda de duas máquinas de rasto do exército para limpar caminhos na zona de Calcedónia, no concelho de Terras de Bouro, em pleno Parque Nacional Peneda-Gerês.

Falando sobre esta medida de combate a um incêndio que está activo desde terça-feira e que tem agora duas frentes de fogo, o comandante do Centro Distrital de Operações de Socorro de Braga disse que estas máquinas «estão abrir caminho antigo que já existe, mas que está degradado e sujo».

Darcílio Campos adiantou que esta limpeza serve para «retirar o combustível» destes caminhos para que o fogo não se propague ainda mais e que no combate a este fogo apenas estão envolvidos meios terrestres.

«Tenho um meio aéreo pedido e aguardo autorização. Continuo aqui com uma força do distrito e estou à espera de receber novamente as equipas GIPS, que foram descansar», acrescentou este comandante, que disse que apenas está em actividade uma equipa do parque.

TSF