quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Chamas destroem parte do Parque Natural da Serra da Estrela

Um fogo que começou à uma da manhã, na zona entre o limite norte da cidade e Seia e Aldeia da Serra, consumiu uma grande área do Parque Natural da Serra da Estrela.

As chamas colocaram também em perigo várias habitações em Aldeia da Serra e no Sabugueiro, a aldeia mais alta de Portugal. Parte da mata da Senhora do Desterro, que possui diversa flora autóctone da Serra da Estrela foi destruída pelas labaredas.Este incêndio de grandes dimensões estava ainda incontrolável à hora do fecho desta edição, lavrando com três frentes.

O presidente da câmara de Seia considerou “muito estranho” o inicio do fogo durante a madrugada. Em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS, Filipe Camelo sublinhou a “perda irreparável” da floresta da mata da Senhora do Desterro.

Naquela zona está a ser instalado o Museu da Electricidade. A EDP cedeu também cerca de 140 hectares da mata, para ali ser criado uma Casa do Clima e da Energia.

As chamas subiram a encosta da serra, em direcção ao Sabugueiro e, à hora do fecho desta edição, ainda colocavam em perigo habitações. Os idosos do lar local estiveram para ser evacuados, mas acabaram por ser transferidos para o piso superior do edifício.

In As Beiras