quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Há 22 fogos activos em Portugal

Vinte e dois incêndios continuam activos em Portugal Continental, incluindo fogos nos parques naturais da Peneda-Gerês e da Serra da Estrela.

No Parque Natural da Peneda-Gerês existem cinco incêndios, com as chamas a consumir mato em Calcedónia e Vilarinho das Furnas (Braga), em Mezio/Travanca e Soajo (Viana do Castelo) e em Lapela (Vila Real), informa hoje o portal da Autoridade Nacional da Protecção Civil.

O combate às chamas nestes cinco locais concentra 299 operacionais. No incêndio de Soajo estão várias frentes activas, no de Vilarinho quatro, sendo que foi activado o Plano Municipal de Emergência de Terras do Bouro, em Lapela os bombeiros combatem três frentes de fogo, em Calcedónia, duas, e em Mezio/Travanca, uma.

Em Aldeia da Serra (Guarda), numa área do Parque Natural da Serra da Estrela, as chamas consomem mato em duas frentes, que estão a ser combatidas por 90 bombeiros.

Só no distrito da Guarda existem mais cinco ocorrências que merecem destaque da ANPC, como no Alto da Ponte Nova, activo há mais de 24 horas e combatido por 115 operacionais, Carvalhal da Loiça, Quinta da Chinchela, Sandomil e Muxagata.

Também merecem destaque na página de Internet da ANPC, os incêndios de Aguaneiras, que envolve 124 operacionais, e Quinta dos Caetanos, ambos em Viseu, Sirarelhos e Arcos, no distrito de Vila Real, bem como Cerquido e Rocha, no distrito de Viana do Castelo.

Económico