terça-feira, 3 de março de 2009

Incêndio em hospital obriga à evacuação de 11 doentes

Um incêndio num hospital de Coimbra provocou a evacuação de 11 dos 300 internados nesta unidade de saúde para outras unidades de hospitalares, por necessitarem de «cuidados especiais», indicou a fonte do gabinete de comunicação desta unidade de saúde. As chamas afectaram o posto de transformação de energia da unidade e provocaram o corte total da energia no estabelecimento.

De acordo com esta fonte, dos cerca de 300 internados neste hospital dois foram evacuados para o Hospital de Aveiro e nove para os Hospitais da Universidade de Coimbra, porque necessitavam de apoio de suporte à vida.

Todos os doentes que foram evacuados para outras unidades de saúde estavam na Unidade de Cuidados Intensivos e nas Urgências do Hospital dos Covões, não correndo risco de vida, estando a ser «devidamente acompanhados», adiantou a fonte.

O incêndio, que afectou o posto de transformação de energia do hospital e que começou pouco depois das 0:00 desta terça-feira, provocou o corte total de electricidade neste estabelecimento de saúde, uma vez que o quadro eléctrico ficou totalmente destruído.

Entretanto, a EDP começou a instalar um «gerador de emergência» no local, prevendo-se que a energia eléctrica seja reposta nas «áreas críticas» nas próximas horas para resolver a situação provocada pelo incêndio que acabou por ser extinto pela 1:30.

Segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil, para esta ocorrência foram mobilizados 48 bombeiros, apoiados por 17 viaturas.

TSF