quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Hoje é o dia do 112

O número único de emergência em toda a Europa – o 112 – celebra hoje, pela segunda vez, o seu dia comemorativo.

Em Bruxelas, a Comissão Europeia vai apresentar uma nova avaliação sobre os esforços e os desempenhos dos Estados-Membros na sensibilização das pessoas para o número 112, num dia que tem também o objectivo de chamar a atenção dos países da União Europeia para a necessidade de melhoria do serviço.

O Parlamento Europeu convidou a cantora Nara Noian para interpretar o hino do 112 em conjunto com um coro infantil, tema cuja letra foi proposta por cidadãos europeus num concurso que decorreu através da internet.

Em Portugal, uma chamada para o número 112 deve ser utilizada em situações relativas a saúde, incêndios, assaltos, etc. No caso específico das emergências médicas, Portugal tem, desde 1981, um Sistema Integrado de Emergência Médica, accionado quando alguém liga o 112, e onde uma série de entidades cooperam (PSP, GNR, Bombeiros, Cruz Vermelha Portuguesa, o INEM, os Hospitais e os Centros de Saúde). A chamada é gratuita e será encaminhada para um central, onde um operador que accionará os meios de socorro apropriados. Dependendo das regras específicas vigentes em cada país, o operador pode tratar directamente o pedido ou encaminhá-lo para o serviço de emergência competente.

O número único de emergência, que permite aceder aos serviços de emergência na Europa, está operacional em todos os Estados-Membros da EU, excepto na Bulgária.

Sapo