sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Crianças de Boticas voltaram a não ir às aulas por causa do gele e neve

Pelo segundo dia consecutivo, a maior parte das crianças de Boticas não puderam ir hoje às aulas por causa do gelo e neve que se acumulou nas estradas do concelho, revelou o presidente da autarquia.

Fernando Campos salientou que, em virtude das baixas temperaturas registadas durante a noite, a neve que caiu quinta-feira no concelho de Boticas, em particular nas aldeias localizadas a maior altitude, transformou-se em gelo, tornando ainda mais perigosas as estradas.

Como consequência, algumas estradas municipais e a Estrada Nacional 311 (EN 311) (no alto de Cerdedo) encontram-se bastante condicionadas, levando a que os transportes escolares não se pudessem realizar em grande parte do concelho, estando as escolas a funcionar de forma limitada.

Fernando Campos referiu que, das 16 freguesias do concelho, apenas foram transportadas à escola os alunos de quatro autarquias.

«Foram afectadas cerca de 500 crianças», salientou o autarca.

Fernando Campos prevê que a situação tende a pior uma vez que está novamente a nevar no concelho, pelo que as aulas possam ser suspensas.

Segundo o comandante distrital de operações de socorro de Vila Real, Carlos Silva, cortada ao trânsito em Vila Real está também a EN 312, na zona de Ribeira de Pena.

Por causa da neve acumulada na berma das estradas, o responsável aconselha «muita precaução» ao automobilistas que circulam nas principais estradas do distrito, nomeadamente IP4, A24 e A7.

Lusa