sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Incêndio em sótão matou menina de três anos

Uma criança de três anos, filha de uma imigrante da Lituânia, morreu ontem vítima de incêndio numa casa na Rua Nossa Senhora da Memória, em Espírito Santo das Touregas, Coimbra.

Os bombeiros foram alertados às 11h55 para o incêndio que deflagrou numas águas furtadas adaptadas a habitação, onde viviam a criança e a mãe.

Segundo os Sapadores de Coimbra, quando chegaram ao local o sótão – que tinha pouca altura e estava completamente forrado, o que terá contribuído para que o fogo se propagasse facilmente – já estava completamente tomado pelas chamas.

Os bombeiros localizaram a menina na casa de banho e constaram que já se encontrava em paragem cardio-respiratória, provavelmente devido à inalação de fumos e ao calor. A criança foi transportada ao Hospital dos Covões, onde viria a ser confirmada a sua morte.

Um vizinho, Nuno Ribeiro, contou ao Diário de Coimbra que a mãe da criança saiu de casa para pedir socorro mas depois já não conseguiu entrar, devido ao fumo e ao calor. «Mal cheguei à porta e nem a cabeça dava para pôr lá dentro. Queríamos entrar e não conseguíamos porque o fumo era muito», relatou este morador de Espírito Santo das Touregas.

Abalada pela tragédia, a mãe da criança foi transportada ao hospital em estado de choque.
No local compareceram os Sapadores e Voluntários de Coimbra com cinco viaturas e 18 elementos, assim como a PSP.

Para determinar a origem do fogo deslocou-se ao local uma equipa da Polícia Judiciária.

Diário de Coimbra